De acordo com Barbosa
& Granado (2004), Barlett-Brag (2004), Alvim (2007), um blogue pode ser
considerado “uma página web, com um endereço atribuído, suportado por um software de acesso livre” (Magalhães &
Carvalho, 2008) onde o seu autor publica mensagens (posts) sobre temas do seu interesse. Este possui ferramentas que
nos permitem publicar não só mensagens de texto como também vídeos,
fotografias, ficheiros de áudio, etc. tal como afirmam as autoras Maria
Magalhães e Ana Carvalho (2008).
Maria Magalhães e Ana Carvalho (2008) defendem
que gerir um blogue não exige avançados conhecimentos ao nível de programação e
sendo uma ferramenta disponível online
e de forma gratuita, pode ser facilmente utilizado em sala de aula como suporte
de partilha de experiências, opiniões, conhecimentos, etc. Já os autores Ana
Sousa e Bento Silva (2010), acrescentam a ideia de que um blogue, quando utilizado em
contexto educativo, se integra “numa perspectiva construtivista da aprendizagem”
(Sousa & Silva, 2010) fomentando o processo de descoberta por parte dos
alunos e contribuindo para o melhoramento de capacidades como a ação, reflexão,
interação e autonomia na receção de informação.
Referências Bibliográficas:
Sousa, Ana; Silva, Bento. (2010). Blogues em contexto de sala
de aula e implicações no ensino, no currículo e na avaliação. Actas do IX
Colóquio Sobre Questões Curriculares/V Colóquio Luso Brasileiro. Debater o
Currículo e seus Campos: Políticas, Fundamentos e Práticas, (p. 4346).
Porto: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/18162/1/Blogues%20em%20contexto%20de%20sala%20de%20aula%20e%20implica%C3%A7%C3%B5es%20no%20ensino%2c%20no%20curr%C3%ADculo%20e%20na%20avalia%C3%A7%C3%A3o.pdf
Magalhães, Maria; Carvalho, Ana. (2008). O blogue: uma ferramenta facilitadora de aprendizagem e de comunicação na aula de Francês. Actas de Encontro sobre Web 2.0 (p. 215). Braga: CIEd. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/8557/1/F013-Cardoso%20%26%20Carvalho%20%282008%29.pdf
Magalhães, Maria; Carvalho, Ana. (2008). O blogue: uma ferramenta facilitadora de aprendizagem e de comunicação na aula de Francês. Actas de Encontro sobre Web 2.0 (p. 215). Braga: CIEd. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/8557/1/F013-Cardoso%20%26%20Carvalho%20%282008%29.pdf
Caras alunas,
ResponderEliminaro vosso trabalho está de acordo com o pedido. Só noto três aspetos que podem ser melhorados. O segundo parágrafo começa com "Estas" e sendo um novo parágrafo, devia explicitar-se de quem se fala. Sempre que referem um autor devem incluir a data da publicação. Assim, no final do primeiro parágrafo, quando referem o vosso trabalho está de qualidade. Só encontrei um aspeto a ser melhorado. Ao longo do texto, quando se referem a autores devem fazê-lo na forma (autor, data), por exemplo, no final do primeiro parágrafo, quando referem Maria Magalhães e Ana Carvalho devem incluir (2008).
Finalmente, os nomes dos autores na bibliografia não estão bem escritos. Em vez de Ana Sousa, B. S. devem escrever: Sousa, A., Silva, B.. Vejam a gestão de referências no word.
Cumprimentos
rosário
Cara Professora
ResponderEliminarAgradecemos o seu comentário. Já fizemos as devidas correções e penso que agora a mensagem já se encontra como pretendido.
Cumprimentos, Carina O. e Débora M.